
Implantes: melhora no índice de placa e bolsas periodontais mais rasas
A higiene bucal pessoal desempenha um papel importante na manutenção do sucesso das próteses implantossuportadas a longo prazo. Excelentes hábitos de higiene bucal são absolutamente essenciais nos casos em que a mucosite já se desenvolveu, ou seja, o tecido peri-implantar está inflamado. Um estudo clínico realizado na Suécia estabeleceu uma estratégia de tratamento bem sucedida para essas situações. Continue lendo para descobrir mais sobre isso!
Os participantes do teste higienizaram os dentes com Cervitec Gel
Trinta e oito pacientes com idade média de 69 anos participaram do estudo duplo cego de Hallström et al. (2015). A mucosite periimplantar foi diagnosticada em pelo menos um implante de todos os participantes. Todos os pacientes foram examinados e receberam instruções de higiene bucal. Seus dentes foram higienizados mecanicamente por um dentista. Posteriormente, os pacientes foram alocados em grupo teste ou grupo controle. Os membros do grupo de teste usaram o Cervitec Gel, que contém 0,2% de clorexidina e 900 ppm de flúor, em vez de pasta de dente para escovar os dentes à noite durante um período de 12 semanas. O grupo controle usou um gel placebo contendo 900 ppm de fluoreto, sem clorexidina.
Redução da tendência ao sangramento
Observou-se uma redução estatisticamente significativa no sangramento à sondagem (BOP) como resultado do uso adicional do gel para higiene bucal em comparação com os resultados do grupo placebo. Além disso, o índice de placa local melhorou e a profundidade da bolsa diminuiu no grupo de teste.
Sangramento à sondagem (BOP) da profundidade da bolsa ao redor de um implante que mostra mucosite periimplantar após o uso de Cervitec Gel ou de um gel de placebo:
Alto nível de aceitação
Nenhum manchamento ou sabor desagradável foi relatado durante todo o período de tratamento. A disposição dos pacientes em usar o gel de sabor suave foi muito alta.