
Proteção controlada para os dentes de leite
Cárie dental em idade pré-escolar ainda é um problema que não preocupa apenas os pais. O verniz fluoretado desempenha uma parte importante na manutenção dos dentes decíduos em crianças pequenas, no que se refere ao tratamento de prevenção à cárie. A vantagem é que ele pode ser aplicado nos dentes, exatamente onde necessário, aderindo às superfícies dentais. Estudos confirmam o efeito preventivo da cárie, decorrente da aplicação do verniz de flúor nos dentes de leite [1].
Aplicação precisa
A aplicação orientada a riscos de um verniz fluoretado é recomendada como medida de tratamento preventivo de cárie em crianças pequenas (Fig. 1). As propriedades especiais do verniz significam que ele pode ser usado desde os primeiros anos de vida: o verniz é aplicado de maneira controlada em uma área específica, que adere à superfície do dente quando seco. Em comparação com outras formas de aplicação, como enxaguantes bucais ou géis, esse método apresenta muito menos risco de ingestão [2–4]. Estudos confirmam o uso seguro desse método de tratamento profissional; os resultados mostram que a concentração de flúor, eliminada na urina após uma única aplicação do verniz Fluor Protector S, da Ivoclar Vivadent, não é significativamente maior que a de um verniz placebo [5].
Como o flúor protege
O fluoreto deve estar sempre presente em pequenas quantidades, para que possa inibir a desmineralização e promover a remineralização do esmalte. Esse efeito protetor é sustentado pela criação de um depósito de flúor que o libera quando necessário: após a aplicação do verniz de flúor, uma camada de cobertura semelhante ao fluoreto de cálcio é formada no dente (Fig. 2). Esse fluoreto de cálcio é uma descrição simplificada. Além do componente principal, o fluoreto de cálcio, o verniz também possui outros constituintes, em particular o fosfato [6].
Os íons de cálcio da saliva ou do esmalte dentário se combinam com os íons de flúor: o fluoreto de cálcio é formado, o qual adere muito bem às superfícies porosas dos dentes, como as do esmalte dentário recém-erupcionado ou das áreas desmineralizadas [7]. Em um ambiente com pH neutro, esse composto é praticamente insolúvel e pode permanecer nos dentes por meses. Quanto mais densas e uniformemente distribuídas as partículas de fluoreto de cálcio cobrirem os dentes, melhor protegem contra ataques ácidos. Se o valor do pH diminuir, o fluoreto de cálcio se decompõe em seus constituintes, que podem então, ocupar espaços vazios na estrutura cristalina do esmalte, onde é produzido um flúor ou fluorhidroxiapatita mais resistente a ácido [8]. Além disso, os íons de flúor presentes na saliva impedem a liberação de flúor contido no esmalte e, portanto, reduzem o risco de desmineralização.
Proteção contra cárie
Muitos estudos clínicos confirmam o eficaz efeito preventivo à cárie decorrente da aplicação de verniz fluoretado nos dentes das crianças [1, 3, 8, 9]. Menos cáries se desenvolvem nos dentes de leite tratados com aplicação de verniz de flúor do que naqueles sem esse tratamento [1]. A aplicação de verniz de flúor também é eficaz no processo de remineralização de lesões iniciais de cárie [10].
Aplicação orientada a riscos
As organizações odontológicas recomendam fortemente o uso de um verniz fluoretado em pacientes com alto risco de cárie. Por exemplo, em crianças com alto risco em desenvolver cárie dentária, o tratamento deve ser realizado duas vezes por ano e, naquelas com risco muito alto, geralmente o tratamento é de quatro a seis vezes ao ano [2, 12].
Critérios de seleção para um verniz fluoretado adequado
A escolha de um verniz fluoretado adequado não é apenas determinada pela concentração de flúor. Outras propriedades também contribuem significativamente para um resultado eficaz. Em todos os casos, o flúor deve estar presente e ser liberado a partir do verniz. Um sistema de verniz que adere bem aos dentes e produz uma camada densa de fluoreto de cálcio, promove uma liberação de flúor a longo prazo. A preparação não deve ser muito viscosa. Somente um composto de fluidez rápida, que molha bem os dentes, é capaz de se espalhar em áreas de difícil acesso com rapidez e facilidade. Um verniz de baixa viscosidade se espalhará facilmente nas áreas porosas, já desmineralizadas, para que o fluoreto possa iniciar o processo de remineralização.
O sistema de verniz Fluor Protector S, é um produto que atende aos critérios de seleção descritos acima. É uma preparação na qual a fonte de flúor, fluoreto de amônio, é completamente dissolvida [13]. Isso permite que ele seja aplicado imediatamente e em dose controlada. Este último, é um aspecto particularmente importante, especialmente no tratamento de crianças.
O fato do composto de fluoreto ser completamente solúvel, significa que o próprio flúor pode atuar diretamente e tratar o esmalte dentário instantaneamente [14, 15]. Uma camada densa de partículas semelhantes ao fluoreto de cálcio forma uma capa sobre a superfície do dente, protegendo contra ataques ácidos [15]. A camada, relativamente "justa", cria um depósito a partir do qual o flúor é liberado por um longo período de tempo.
Graças às suas propriedades de escoamento e molhabilidade, fissuras, superfícies proximais e áreas porosas do esmalte dentário podem ser cobertas igualmente bem. Isso significa que as áreas de risco nos dentes de leite podem ser protegidas com rapidez e eficácia.