
Caso Clínico: Reintervenção endodôntica associada a Blindagem coronária imediata no fluxo digital. Dra. Erika Clavijo / Dr. Victor Clavijo/ TPD Willy Clavijo
Paciente gênero Masculino, 42 anos, relatou insucesso de tratamento endodôntico anterior, realizado há mais de 10 anos, presença de fístula persistente há 6 meses.
Imagem: Situação inicial dos dentes 11 e 12.
Imagem: Radiografia periapical inicial dos dentes 11 e 12.
Imagem: Situação inicial vista horizontal.
Na avaliação clínica e radiográfica observou-se que o dente 11 apresentava núcleo metálico fundido (NMF) e coroa. Dente assintomático e sem sondagem periodontal. Foi realizado o rastreamento da fístula.
Imagem: Radiografia periapical do rastreamento da fístula.
O tratamento consistiu em remoção da coroa, remoção do NMF, exame tomográfico. Retratamento endodôntico dos dentes 11 e 12, preenchimento em resina composta no dente 12, escaneamento do dente 11, confecção de pino anatômico em resina, preparo e cimentação de provisório em uma única sessão de trabalho.
A remoção da coroa protética foi realizada. Então, o NMF foi reduzido com uma broca transmetal e foi realizada a exposição da linha de cimentação com uma broca 2200. Também, foi realizada uma concavidade na vestibular com uma broca, com o intuito de acomodar o inserto E12 (Helse Ultrassonic, Brasil).
Imagem: Preparo do NMF para realizar remoção com auxílio de ultrassom.
Um inserto de ultrassom (E 12, Helse Ultrassonic, Brasil) foi posicionado na vestibular e outro inserto de ultrassom foi posicionado na lingual, técnica SISU (Sistema integrado e simultâneo de Ultrassom-proposta por Ângelo Freire).
Imagem: Posicionamento dos insertos de ultrassom, um por vestibular e um por lingual.
Ambos insertos foram acionados em potência máxima com refrigeração até o deslocamento do retentor.
Imagem: Deslocamento do NMF.
Foi realizado uma radiografia periapical.
Imagem: Radiografia periapical do dente 11 após remoção do NMF.
Imediatamente foi realizado o exame tomográfico. Após avaliação clínica com microscopia e avaliação das imagens, não foi observado nenhuma trinca ou fratura e optou-se por dar continuidade ao tratamento.
Imagem: Corte tomográfico dente 11.
O paciente foi anestesiado e realizado isolamento absoluto e retratamentos endodônticos. Os dentes foram obturados. No Dente 12: Foi realizado o corte de guta percha com inserto de endodontia (Helse Ultrassonic, Brasil) 2 mm abaixo da embocadura do conduto radicular, esse espaço foi selado e, posteriormente, a cavidade de acesso foi selada com a resina fluida Tetric N - Flow Bulk Fill.
No Dente 11: Foi realizado corte da guta percha 9mm abaixo da embocadura, condensação vertical, limpeza das paredes com insertos de ultrasssom e escaneamento.
O conduto foi escaneado, porém, devido a sua profundidade o escaneamento não foi preciso. Portanto, um escaneamento em outro arquivo, somente do pino, foi realizado e mais um arquivo com o pino em posição também foi obtido.
O pino anatômico foi usinado em resina composta.
Foi realizada a prova do retentor no conduto radicular.
Limpeza do conduto com jateamento.
Irrigação com água destilada, secagem com ponta de aspiração e pontas de papel absorvente, aplicação de forma ativa do Multilink N Primer A+B por 30 segundos e cimentação com o cimento Multlink N.
O cimento resinoso foi inserido no pino com auxílio de uma ponta de dupla mistura e o pino foi cimentado, os excessos de cimento foram removidos. O núcleo de preenchimento foi preparado, foi realizado uma radiografia periapical final e posteriormente foi realizada a confecção de um provisório em resina fresada.
Depoimento:
Dra. Erika Clavijo, DDS, MS, PhD.
Cirurgiã Dentista - São Leopoldo Mandic
Especialista em Endodontia FOP-UNICAMP
Mestre em Clínica Odontológica - Área Endodontia FOP-UNICAMP
Doutora em Clínica Odontológica - Área Endodontia FOP-UNICAMP
A odontologia clínica de excelência baseada em evidências científicas é o nosso objetivo diário. Trabalho com pacientes que possuem queixa de dor e muitas vezes queixas estéticas. Assim, a Ivoclar Vivadent tem um papel fundamental na minha rotina clínica, desenvolvendo materiais com alto desempenho. A empresa é uma referência mundial que nos permite obter excelentes resultados através de técnica simplificada e previsível.
Dra. Erika Clavijo
Dr. Victor Clavijo
TPD. Willy Clavijo