
Não é um caso do dia-a-dia: confeccionar próteses para sua própria avó
O técnico em prótese dentária Erwin Eitler, da Zahnmanufaktur Zimmermann und Mäder AG em Berna/Suíça recebeu uma tarefa incomum: fabricar próteses para sua própria avó. Esta entrevista fala mais sobre esse caso extraordinário. Descubra porque o entrevistado descreve as próteses totais como a disciplina suprema da odontologia e o que ele pensa sobre a futura relevância das próteses.
Sr. Eitler, você teve a rara oportunidade de fornecer novas próteses à sua avó. Qual era a situação dental dela?
Erwin Eitler: Minha avó sofria de graves danos periodontais na maxila e mandíbula. O periodonto dela havia sido gravemente danificado pela doença periodontal. Os dentes remanescentes superiores não podiam mais ser preservados. O dentista também teve que remover alguns dos dentes inferiores. No entanto, os pré-molares e caninos inferiores ainda estavam em boas condições, o suficiente para serem utilizados como suporte para a prótese inferior.
Que impacto essa situação teve na sua avó?
Erwin Eitler: Ela tinha dificuldade em mastigar e falar. Ela também se sentia desconfortável com sua aparência. Seu desejo era ter um sorriso lindo novamente e poder falar sem impedimentos. Ela também queria que suas futuras próteses fossem resistentes, fáceis de manusear e de limpar.
Quais outros desafios esse caso apresentou para você?
Erwin Eitler: Minha avó queria evitar qualquer intervenção cirúrgica adicional. Os implantes estavam fora de cogitação para ela. O tratamento no dentista deveria permanecer limitado ao mínimo necessário. E porque ela é minha parente próxima, eu impus exigências ainda maiores do que normalmente já faço sobre mim e sobre o resultado.
Que tipo de reabilitação dental você decidiu fazer?
Erwin Eitler: Decidiu-se reabilitar a maxila com uma prótese total e a mandíbula com uma prótese parcial removível. Em outras palavras, a reabilitação consistiu em uma combinação de próteses total e parcial.
Qual dente artifical você escolheu - e por quê?
Erwin Eitler: Para os anteriores superiores, utilizei os moldes de qualidade premium SR Vivodent S PE. Eles resultam numa estética anterior impressionante: a textura expressiva e a estratificação interna desses moldes proporcionam uma naturalidade viva e apropriada para a idade – eles parecem dentes naturais. Além disso, os dentes cumprem o requisito de durabilidade, pois são feitos de resina acrílica DCL (Double Cross Linked) altamente reticulada, um polimetilmetacrilato modificado. Este material apresenta uma maior resistência à compressão em comparação com os materiais convencionais de PMMA e, portanto, tem um efeito benéfico na durabilidade dos dentes.
Você pode nos dizer algo sobre a realização das próteses?
Erwin Eitler: Eu escolhi a IvoBase para transferir o enceramento superior para a resina - um sistema que combina eficiência e confiabilidade. No final, reproduzi a estética dos tecidos moles usando uma variedade de tons para reproduzir as gengivas naturais. Consegui isso com o compósito fotopolimerizável de laboratório SR Nexco e sua variedade de tons de gengiva.
Como ficou o resultado?
Erwin Eitler: Minha paciente ficou à primeira vista impressionada com as próteses. Uma vez instaladas as próteses, sua naturalidade e efeito altamente estético se manifestaram. A interação harmoniosa da estética branca e rosa é impressionante.
Minha avó descobriu um novo entusiasmo pela vida. Agora ela é novamente capaz de rir com todo o coração, comer e falar sem impedimentos. Com sua recém-adquirida qualidade de vida, ela se sente muito mais positiva consigo mesma e com sua vida. Ela está interessada em se encontrar com os amigos novamente e se envolver na vida social ao seu redor.
O que você acha do futuro das próteses totais?
Erwin Eitler: Se você observar as mudanças demográficas, é provável que o número de pacientes desdentados aumente acentuadamente nos próximos anos. Por esse motivo, as próteses totais continuarão sendo importantes para os dentistas e técnicos, e, não devem ser negligenciadas na educação e treinamento de profissionais da odontologia ou na vida cotidiana do trabalho.
Como um técnico jovem, você não acha as próteses totais "pouco atrativas" e "ultrapassadas"?
Erwin Eitler: De maneira alguma. A prótese total é uma disciplina suprema que permite conceitos individualizados. Uma abordagem apropriada pode ser escolhida entre uma gama diversificada de tecnologias de processamento para atender aos requisitos de cada paciente. Por exemplo, você pode escolher um método digital para obter um conjunto "simples" e adequado de próteses totais com relativamente pouco esforço . Como alternativa, próteses altamente estéticas podem ser projetadas usando materiais de alta qualidade e - como a cereja do bolo - uma técnica de estratificação manual (para a gengiva).
As próteses totais não apenas oferecem boas perspectivas para o futuro, mas também são uma área de trabalho extremamente cativante.
ZT Erwin Eitler é um funcionário da renomada Zahnmanufaktur Zimmermann und Mäder AG em Berna/Suíça. O caso descrito acima foi publicado na edição 2/2018 da revista odontológica Reflect em novembro de 2018.